INDABA - 34° Distrito Escoteiro - RS

     Mais de cinquenta Escotistas e Dirigentes dos Grupos Escoteiros Ijuí, Arajás, Caetés, Caiboathé, Flor de Maio, Haway, Medianeira e Nenguiru estiveram reunidos nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2014, na sede do Grupo Escoteiro Caiboathé na cidade de Caiboaté - RS, afim de participar do INDABA do 34° Distrito Escoteiro.
     Além da confraternização e da troca de experiências, o evento abordou temas importantes como a definição do Calendário de Atividades 2014.

Congresso e Assembleia Escoteira Regional

     No dia 15 e 16 de fevereiro de 2014, foi realizado na cidade de Rio Grande - RS, o Congresso e a Assembleia Escoteira Regional, onde se reuniram Dirigentes e Chefes Escoteiros de todo o Estado.
     Na oportunidade o Grupo Escoteiro Ijuí - 300°/RS recebeu o Diploma de Grupo Padrão OURO de Qualidade, o Diploma foi entregue pelo Diretor Presidente da União dos Escoteiros do Brasil Região Rio Grande do Sul, Sr Marcio Sequeira aos Chefes Jean Marques, Ubiratan Ourique Pereira, Adriana Soares Pereira e Luiz Henrique Schemmer que representaram todos os Lobinhos, Escoteiros, Seniores, Chefia e Diretoria do Grupo Escoteiro Ijuí.
    O Grupo Padrão OURO de Qualidade é uma Certificação Nacional de reconhecimento anual aos Grupos Escoteiros que conquistaram um padrão de qualidade nas áreas de administração, crescimento de efetivo, formação de adultos, aplicação do método escoteiro, participação na comunidade, divulgação do movimento escoteiro e realização de atividades, tais como atividades de Grupo, ecológica, comunitária, social e cívica.
     A certificação que foi conquistada pelo terceiro ano consecutivo é fruto de muito trabalho e dedicação dos integrantes do Grupo Escoteiro Ijuí e do Apoio do Lions Clube de Ijuí.

Instrução de Prevenção e Combate a Incêndio

Grupo Escoteiro Ijuí – 300°/RS inicia o ano de atividades com força total, no último sábado dia 1° de fevereiro o Corpo de Bombeiros de Ijuí ministrou uma instrução sobre prevenção e combate a incêndio.
     A instrução teórico-prática foi realizada no Parque Ecológico dos Escoteiros com o intuito de orientar os Escoteiros sobre as ações necessárias nos casos de incêndio, seja em situações domiciliares ou diversas.
     Os Escoteiros assistiram a uma apresentação teórica sobre fogo, incêndio, classes de incêndio, métodos de extinção e agentes extintores. 
     Após essa explanação teórica, foi realizada a atividade prática de combate a incêndio utilizando extintores, além dos cuidados no manuseio do material. Também foram apresentados os materiais básicos para combate a incêndio e equipamentos de proteção individual.
     A instrução, que proporcionou o estreitamento das relações entre as entidades, foi ministrada pelo 1° Tenente Pedro Jair Silva e Soldado Valdemir Quadra Luz.
     Durante a atividade, o fogo foi ateado em materiais observando os cuidados com a segurança do grupo e preservação do meio ambiente, para fins exclusivamente de treinamento dos escoteiros sob o monitoramento do Corpo de Bombeiros.
video
video
video