O Grupo Escoteiro Ijuí foi destaque na imprensa local, (Ijui.com e JM) pela conquista da certificação do Grupo Padrão Ouro de qualidade.
Confira matéria nos links: Ijui.com
JM
Grupo Padrão
Alerta! Alerta!!! Saiu o resultado do Grupo Padrão 2011/2012! E apesar de ser o primeiro ano do Grupo, conquistamos o Certificado Padrão OURO! Isso mesmo! PADRÃO OURO! Comemore!
Parabéns integrante do Grupo Escoteiro Ijuí - 300°/RS - Padrão OURO de qualidade!
Click aqui, e confira o resultado final.
A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Crescimento de Efetivo, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.
Jornada Noturna dos Lobinhos
A Alcateia de Lobinhos do Grupo Escoteiro Ijuí, realizou na noite de quinta-feira, 9 de fevereiro, uma jornada noturna pelo Parque Ecológico dos Escoteiros e proximidades, sendo está, a primeira de muitas aventuras. Com certeza os jovens curtiram muito esse momento diferenciado de desafio para todos eles. Primeiramente os bravos lobinhos confeccionaram uma lanterna, que seria parte importante durante o trajeto.
Parabéns aos Chefes: Luciano e Adriana, juntamente com o apoio do Chefe Escoteiro Adir, Tropa Sênior e pais, que proporcionaram esta bela atividade.
Melhor Possível!
Fotos: aqui
Frases de Baden Powell
Além do grande legado deixado por BP numa ideia, um sonho, que virou realidade, e que perdura há mais de 100 anos, e certamente tem inspirado e transformado vidas, ele também nos deixou frases maravilhosas, e de extrema inteligência, que nos fazem refletir. Palavras estas de amor, esperança...fé.
Eis aqui, mais algumas destas frases:" O caminho para se conseguir a felicidade é fazendo as outras pessoas felizes."
" Deixe o mundo um pouco melhor do que encontrou."
" Não existe ensino que se compare ao exemplo."
Saps!
Curso de Monitores
O 1º Ponta de Flecha (Curso de Monitores e Sub-Monitores) do Grupo Escoteiro Ijuí, foi realizado nos dias 11 e 12 de fevereiro na sede do Grupo, foi coroado de pleno exito. O curso teve início no sábado às 14 horas, e termino às 16 horas do domingo, sendo formadas para esta atividade, as patrulhas: Búfalo, Cegonha e Mergulhão. Em seguida, foram hasteadas as bandeiras, dando assim início à atividade.
Este 1º curso teve por objetivo, mostrar aos então monitores, a missão do monitor frente a sua patrulha, enfatizando a liderança, iniciativa, valores morais e aspectos ligados aos Escotismo e inseridos dentro do "Sistema de Patrulha" da "Lei e Promessa Escoteira" que fora idealizado pelo seu fundador: Lord Baden Powell.
Também fez parte da programação, a cozinha "mateira" (onde os escoteiros aprendem sobre técnicas diferenciadas de se cozinhar sem a utilização de utensílios domésticos, ou seja uma maneira desafiadora e não convencional de se cozinhar) aprendendo receitas realmente na prática. Aqui os nomes de alguns destes pratos exóticos: a galinha ou frango enterrado, o ovo no barro e pão de caçador, bem como o chá de brasa. A missão do Escotismo é justamente esta, a de trazer para a criança e o jovem do nosso tempo, onde vivemos dias de agitação e turbulência em diversas áreas da sociedade, um porto seguro, um norte, enfim, uma proposta diferenciada e ao mesmo tempo um complemento na sua educação. Com isso os Escoteiros, adquirem vários conhecimentos para a vida e desenvolvem muitas habilidades, aprendendo a conviver em grupo, ajudar o próximo com boas ações (por isso o lema: SEMPRE ALERTA), sobreviver em situações adversas, etc...
O curso foi ministrado pelos chefes: Adir de Almeida (Chefe de Tropa), Alex Balbuena, Adriana Soares Pereira, Arthur Machado dos Reis, Márcio Albrech, Sidnei da Silva Weber e Luciano Ceratti.
Link: + Fotos aqui
Nós e Amarras
Todo o Escoteiro sabe a importância de se conhecer e principalmente, saber fazer corretamente nós e amarras, pois este conhecimento é de grande valia na prática do Escotismo e mesmo fora dele, como também pode ser vital em algumas situações extremas.
Na Internet, encontramos várias referências com relação a este assunto.
Mas agora trago para vocês dois links muito interessantes. Primeiro do Grupo Escoteiro Almirante Tamandaré de São Paulo, onde nos é mostrado a descrição de cada nó, ou amarra, o passo a passo bem como uma ilustração animada do mesmo. Desde já nossos agradecimentos aos nossos irmãos de Fraternidade Escoteira. E o segundo link com o nome de Animated Knots (este site somente em inglês) também nos mostra os nós, e todos eles animados! Isso mesmo! Animados! Bem como já diz o próprio título. Para navegar no site é fácil, mesmo para quem não domina o inglês, (nada que o Google não ajude) basta somente clicar na animação e deixar ela rolar, você pode ainda explorar o menu logo acima, que levam a diversas categorias e tipos de nós.
Duas boas dicas que com certeza vão engrandecer ainda mais nossa cultura Escoteira.
Aproveitem, e pratiquem também!
animatedknots.com (site em inglês)
Sinais de Pista
Sinais de Pistas ajudam a deixar mensagens e avisos para outras pessoas que forem passar pelo local que você passou.
É uma boa atividade de observação, primeiro você deve aprender os sinais de pista, que os Escoteiros usam para se comunicar nas trilhas da floresta e nos campos, alguns são idênticos aos usados no passado pelos aventureiros, indígenas e exploradores.
Nas estradas, nos campos e no mato encontramos sinais deixados no chão, nas árvores e nos rios, por animais ou pessoas, essas pegadas, quando tomadas numa direção e com um fim, é que denominamos "pista".
Seguir uma pista exige observações que pões em jogo a acuidade dos sentidos e o vigor da inteligência, quem se dedica a essa atividade adquire conhecimentos muito úteis e elevado grau de percepção das coisas.
Naturalmente que seguir uma pista real para a descoberta de um animal ou pessoa, demanda oportunidades e interesses que muitas vezes nos escapam, por isso é que os Escoteiros iniciam o aprendizado utilizando sinais convencionais próprios, colocados em pontos que facilitam a observação.
O aprendizado na pista feito teoricamente, na sede, não pode ter significado, pois o objetivo é habituar o Escoteiro com as observações naturais. São assim, criadas oportunidades para a aquisição do conhecimento, objetivando a acuidade dos sentidos e o jogo do raciocínio. Uma história inventada durante uma excursão, a procura de um elemento fugido do acampamento, são situações que podem parecer reais.
No aprendizado dos sinais convencionais você deverá observar o seguinte:
a) Os sinais são feitos à direita dos caminhos;
b) Os sinais devem ser visíveis;
c) Quando venta não podem ser utilizados papéis ou folhas;
d) Os sinais não devem ser traçados a mais de um metro de altura do solo;
e) Nos cruzamentos de estradas deve sempre ser colocado o "caminho a evitar" nas que não vão ser utilizadas;
f) Nos lugares de movimento devem ser feitos muitos sinais;
g) Os sinais devem ser traçados obedecendo as condições do terreno: em terrenos difíceis, de 2 em 2 metros, nas rochas, de 5 em 5, nas matas, de 20 em 20, nos campos, de 30 em 30 metros.
h) Nos casos de interesse geral não empregar sinais convencionais limitados à patrulha, e sim os adotados geralmente.
Vários são os sinais empregados em nossas atividades, outros podem ser convencionados pela patrulha, nos desenhos apresentados damos indicações dos principais, nas indicações de horas, muitas vezes necessárias, como "espere-me aqui às 15horas", devem, os Escoteiros, colocar do lado do nascente um círculo indicando o sol, para o cálculo das horas.
O sinal de "perigo" deve ser colocado onde quer que exista algum, sobretudo onde há "caminho a evitar", a pista sempre tem um começo e um final marcados com sinais característicos, se você perder a pista volte até o último sinal que achou e procure com atenção nas proximidades até achar o próximo, ande devagar e com os olhos bem atentos.
Fonte: gesilvio.blogspot.com
1º Ponta de Flecha do Grupo Escoteiro Ijuí
Acontece nos dias 11 e 12 de fevereiro, o 1º Ponta de Flecha do Grupo Escoteiro Ijuí, ou seja , este é o nome que se dá a um acampamento exclusivamente para monitores e sub-monitores. O objetivo deste acampamento é o adestramento desses jovens no comando de suas patrulhas através do Sistema de Patrulha que compreende o método escoteiro. A chefia está preparando diversas atividades.
Aguardem as fotos desta atividade para breve.
Assinar:
Postagens (Atom)